sábado, 4 de julho de 2009

PROFETAS CASEIROS...Sem honra na própria casa?







Sem honra na própria casa?



No inicio da minha caminhada de fé muitas vezes ouvi pessoas próximas e outras não proferirem as “enigmáticas” palavras de Jesus; - o profeta não tem honra na sua própria pátria!
Essa expressão trazida para os dias de hoje são passadas no sentido de que profetas, ministros, pregadores enfim pessoas no serviço cristão não tem o devido reconhecimento na sua comunidade cristã; na igreja onde congrega; ainda no campo ministerial do qual faz parte.

Agora você diz que a expressão usada por Jesus não tem nada de enigmática, e realmente não tem, mas às vezes tem!

Eu vou explicar; via de regra essa expressão é transmitida como se fosse um fator determinante para o profeta, que sendo ele “caseiro” pode esquecer, pois não terá a devida honra, que vá se aventurar pelos arredores de Jerusalém se quiser ter um ministério profícuo!

Os cristãos aceitam tal versículo como “doutrina”, como regra de fé para a igreja atual, afinal, foi o próprio Jesus quem disse!

Por isso chamo a expressão de enigmática, pois para a maioria é visto que não analisam o contexto e o sentido literal da passagem bíblica onde ela foi proferida pelo Mestre; eu por ter sido “ensinado” assim, eu realmente acreditava que tinha que ser assim mesmo e nada mudaria isso (e talvez não mude), porém a partir do momento que comecei a contar mais com o auxílio do Espírito Santo, através oração, jejum, leitura e meditação e passei então a não “comer” mais tudo o que me davam sem fazer como “os de Beréia”, analisando nas escrituras para ver se é assim mesmo, foi que descobri que essa expressão é totalmente interpretada de forma errônea, incutindo na mente dos cristãos a idéia de que isso é regra de fé a ponto de que hoje nós vemos os “caseiros” cansados de tanto se esforçar para “causar impacto”, e ver a igreja apenas “bocejar”, um ou dois glórias a Deus e Aleluia, então quando esses são convidados para ministrar fora, preparam seu melhor sermão, vão de encontro a uma igreja que está na mesma situação com os “de casa” e ao receberem esse que vem de fora, sem saber que está afadigado de tanto se “arrebentar” em esforços para ser ouvido em casa sem obter sucesso, ficam então ansiosos e esse trazendo seu melhor sermão ministra e causa um impacto enorme, da mesma forma que se o dessa “casa” ir ministrar na “casa” do outro vai impactar, claro que isso é temporário, é somente até ele “ser de Casa”, aí começa tudo de novo...

Não se apercebem que essa expressão foi dita por Jesus com pesar de que isso fosse assim, e que mais uma vez Ele vê a situação hoje com pesar, pela dureza dos corações dos que aceitam qualquer um que venha de fora, nem que só fale bobagens, e desprezem os “caseiros” mesmo que esses preguem o Evangelho puro.

Quem prega a Palavra, por mais coerente que seja com ela, saiba: sua coerência não cria romance no dia a dia entre os mais chegados e o Evangelho...
Eles podem amar você, achar que Deus o usa, mas, se um estranho chegar, creia: a mesma coisa dita por ele será como um oráculo para quem já não ouve você, devido ao fato de você ser de casa!



Cristão Pentecostal até os ossos, querendo muito ver exceções...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...