quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O RETETÉ E A REGRA PAULINA DE CULTO!




O reteté e a regra paulina de culto
Por Judson Canto.

Ontem, após interromper (eu nunca encerro) o meu expediente de trabalho, já tarde da noite, tive a ideia de preencher algumas lacunas na minha cultura gospel com vídeos de reteté. Assisti a uma palestra séria sobre o assunto, que já continha alguns vídeos, e depois fui em busca de outros no Youtube.
Já assisti a O exorcista sozinho à noite, e nem chegou a ser uma experiência desagradável.  Mas o que presenciei nesta madrugada foi um show de horrores da vida real. Mulheres e homens girando numa espécie de transe, outros se contorcendo no chão como se quisessem sair do próprio corpo ou se dividir em dois, outros ainda movendo a cabeça e o corpo para todos os lados num ritmo frenético. Um “pregador” de repente sai correndo do púlpito sacudindo os braços acima da cabeça, como se atacado por um enxame de abelhas. Um homem, que penso ter recebido alguma “unção símia”, dá cambalhotas e se contorce diante do púlpito como um babuíno enlouquecido. Tomadas gerais das reuniões mostram pessoas correndo de um lado para outro, sem objetivo, metáfora perfeita para quem perdeu o rumo da espiritualidade.
Alguns vídeos, a título de comparação, mostravam rituais de candomblé, umbanda e até vodu, e as semelhanças impressionam. Algumas reteteanas usavam vestidos brancos, como nos terreiros, e pelo menos um dos dirigentes se vestia como pai de santo. O ritmo dos hinos e corinhos de fogo é o mesmo e parece ter a intenção de levar o povo ao transe. A diferença está na reunião em si: os cultos daquelas religiões, apesar de não serem espetáculos bonitos, são bem mais ordeiros.
Foi então que pensei: “Se o reteté fosse poder de Deus, alguns textos da Bíblia teriam de ser reformulados”. Lembrei logo uma importante passagem paulina, que considero normativa para o culto cristão: “Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”. Creio que ficaria mais ou menos assim:
Quando vos reunis, cada um de vós tem corinho com tema pirotécnico, tem doutrinas estranhas, tem revelação de Orkut, tem expressões corporais esquisitas, tem gritos assustadores, tem cai-cai, tem aviãozinho, tem imitação de animais, e assim por diante. Faça-se tudo para satisfação da carne, conforme vos der na telha.
O mais perturbador, mesmo não sendo novidade para ninguém, é que esses festivais de carnalidade, camuflados em vigílias e encontros de “vasos” e “tochas”, já se infiltraram em muitas Assembleias de Deus. Então pergunto: que visão têm os pastores dessas igrejas? Eles pertencem à CGADB? E a própria Convenção, já discutiu ou pretende discutir o assunto? Ou a nossa liderança maior prefere contar votos a expurgar o mal da igreja? A denominação precisa se posicionar, pois não há conciliação possível entre o culto ordeiro e espiritual e a sandice garagista, e males como esse tendem a se espalhar. Que tal incluir o tema na pauta da AGO de abril?

http://judsoncanto.wordpress.com/2011/01/25/o-retete-e-a-regra-paulina-de-culto/

17 comentários:

  1. Oi Moyses!
    Obrigado por ter dado notícias sobre o teu pai, que o Senhor obre na vida dele e que possa se firmar cada vez mais, confiante que o Senhor o tem nos Seus braços de amor.

    Sobre esse texto, concordo, muita carnalidade entrando nas igrejas nesse aspecto. A liderança não tem e não ensina a ordem no culto.

    Moyses, gosto de vir aqui, abraços e tudo de bom pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Moyses,
    não sou (nem nunca fui) assembleiano, mas já estive membro de uma igreja pentecostal de extrema esquerda, e acho que já vi coisas assim e coisas até um tanto quanto piores...

    Creio que o texto do Judson, brilhantemente alinhado tanto apologeticamente quanto com muito humor (e uma boa dose de sarcasmo que num mata niguém...) vêm ilustrar uma Igreja doente. Não estou falando de uma 'denominação', mas da Igreja mesmo, visto que esses atos são hoje tão comuns em várias igrejas de segmento pentecostal quanto nalgumas Assembleias de Deus.

    Outro dia, dois amigos blogueiros falavam em visitar um desses 'cultos' e um disse assim: não precisa levar bíblia, nessas reuniões é peso morto!

    Depois de rir muito, refleti, e senti mesmo foi vontade de fazer como os que extavam exilados... sentar próximo dum salgueiro qualquer e chorar!

    Paz amigo!

    ResponderExcluir
  3. Cida;

    É a minha esperança, já estive bem mais arrasado sobre esse assunto, mas hoje estou descansando no Senhor.

    A liderança (com excessões é claro) faz o que lhe é conveniente, dar o que o povo quer e gosta!

    É sempre um prazer recebê-la aqui,

    Abraços pra ti e sua família também...

    ResponderExcluir
  4. Olá Wendel;

    É bem verdade, a situação no ponto de vista teológico, devido as desastrosas consequências que tráz, é para se chorar mesmo!

    Abração mano...

    ResponderExcluir
  5. Paz,
    Esses tristes acontecimentos não são "privilégio" só dos pentecostais e assembléias...a situação é tão grave que se espalha rapidamente como uma doença,ja vi essas cenas e são comuns em igrejas do G12,e neo pentecostais tbm,e como escreveu o apóstolo João...
    Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:1
    A igreja precisa acordar desse transe enquanto é dia,infelizmente a operação do erro citada em 2 Tessalonicenses 2,vai levar grande número de pessoas a apostasia por falta de vigiar e buscar a verdade.
    Que D-us tenha grande misericórdia e de vista aos cegos.
    Fica na Paz do Amado Cristo Moysés,que o Eterno te abençoe!!

    ResponderExcluir
  6. Moysés, passando pra desejar pra vc e sua família um final de semana abençoado.

    Eu fui no blog do Carlos Herrera e até comentei que vcs escrevem de uma forma semelhante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. OLÁ MOYSES,

    VOU TE PASSAR A RECEITA "PANACÉIA INFERNAL"

    BEM SIMPLES DE FAZER, TE GARANTO! NÃO PRECISA SER NENHUMA ANA BRAGA..OK! VAI APENAS 3 COISINHA FACIL DE ENCONTRAR.. VAMOS LÁ! ANOTE BEM AI...

    UM PUNHADO DE CANDOMBLÉ
    UM PUNHADO DE CATOLICISMO
    MISTURA BEM..NUMA PANELA BEM GRANDE...
    E POR FIM...UMA PITADINHA..DE EVANGELHO...
    MISTURA BEM,BEM..

    PRONTO...TEMOS UMA PANACÉIA INFERNAL...
    SERVIDO NOS MELHORES TEMPLOS SINCRETICOS DO BRASIL

    ABRAÇOS
    cativosporcristo.blogpost.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Rita,

    Se as pessoas fizessem mais leituras bíblicas buscando aprender com Deus e não buscando mais argumentos para o que já julgam conhecer, certamente acordariam desse transe, mas só quem reconhece a necessidade procura ajuda, quem julga estar no mais alto patamar espiritual em sua concepção já não precisa de mais nada, são apenas críticos contumazes dos que contrariam seus devaneios espirituais...

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  9. Cida

    Brigadão e prá ti também!

    Então, lendo os textos do Carlos sinto-me honrado por você fazer tal comparação, mas tenho muito chão para percorer rsrs, há uns oito anos que venho revisando tudo o que aprendi no sistema religioso que me apresentaram como verdade, tem assuntos sobre os quais nem discorro ainda devido ao fato de não ter feito uma re-análise imparcial, durante um tempo nem falava de Jesus mais para as pessoas por receio de que entrassem num sistema escravagista espiritual e ao invéz de conherem a verdade tivessem suas mentes cauterizadas!

    Vivo em batalhas mentais...

    ResponderExcluir
  10. Carlos...

    Eu e a Cida falávamos de você, mas não era de mal rsrs ela falava de determinada semelhança na forma de escrevermos, deve ser por isso que aprecio seus posts...

    Quanto a "Panacéia Infernal", o "raio" é que muitos malandros descobriram essa receita e não hesitam em usá-la, a isso deve-se esta bagunça que aí está.

    Forte abraço...

    ResponderExcluir
  11. Rsss a Cida é um barato...
    Para escrever como vc, só me falta algo...saber escrever rsssss....
    bye

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkk Adorei o texto, tem corinho com tema pirotécnico, tem doutrinas estranhas, tem revelação de Orkut, tem expressões corporais esquisitas, tem gritos assustadores, tem cai-cai, tem aviãozinho, tem imitação de animais, e assim por diante. Faça-se tudo para satisfação da carne, conforme vos der na telha.
    Muito bom, Mas Moyses, vc sabe que a CGADB esta que nem o governos, deixa todo mundo construir em lugares perigosos ,aí so depois da porta arrombada e com muitos mortos e feridos que ele vai se preocupar, mas pra falar a veradde,acho que ele não esta ne aí, pois ja faz um bom tempo que esta balbúrdia esta dentro dos templos de Congregações que se dizem da AD. Lamentável!

    ResponderExcluir
  13. Aháá Carlos

    Se isso é verdade então está aí a solução do mistério da semelhança vista pela Cida, que aliás; diga-se de passegem é professora, pois eu também não sei rsrsrs...

    ResponderExcluir
  14. Concordo Rô!!!

    Até andei comentando em algum blog por aí, Coração Noturno eu acho, o governo e a CGABD estão agindo de forma idêntica, priorizam deixar os problemas, embora os mascarem , para ter o que prometer nas próximas eleições...

    ResponderExcluir
  15. Adorei a rasgação de seda do Herrera com o Moyses...
    amogos, como diria uma outra amiga...
    a seda num preço destes e vocês rasgando?
    KKKKKKKKKKKK

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Kkkkkk! Os devidos créditos da rasgação de seda tem que serem divididos com a Cida que foi quem levantou a lebre lá no Herreira.

    Forte abraço...

    ResponderExcluir
  17. Ora, como diz a Palavra de Deus, “já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1 Pe 4.17)

    Segundo a Bíblia, nunca devemos desprezar pregações, ensinamentos, profecias, hinos de louvor a Deus, bem como sinais e prodígios (At 17.11a; 2.13; 1 Ts 5.19,20). Nesse sentido, de fato, não devemos julgar. Mas cabe a nós provar, examinar se tudo é aprovado pelo Senhor (At 17.11b; 1 Ts 5.21; Hb 13.9). Em 1 Coríntios 14.29 está escrito: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem”. E, em 1 João 4.1, lemos: “Amados, não creais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”

    Te aconselho essa leitura para entender o que é julgar:

    http://cirozibordi.blogspot.com/2007/08/o-julgamento-comea-pela-casa-de-deus.html

    ResponderExcluir

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...