segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Por Entre Sacrifícios e Homicídios





Sacrifícios Espirituais e Homicídios Espirituais




Por Moyses 

1 João 3. 11,12. Porque esta é a mensagem que ouviste desde o princípio, que nos amemos uns aos outros. Não como Caim que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.

Judas Vs. 11 Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá.

João faz referência ao ato de amar uns aos outros, como que se referindo a algo já muito ouvido, alertando os crentes que a mensagem que desde o princípio de sua caminhada de fé, eles ouviam, tinha na verdade um valor imensurável a ponto de que nunca seria demais ouvir, e que certamente jamais deixaria de ser pregada, pois esta é na verdade a base do cristianismo.

Jesus consciente de que os judeus respeitavam as leis de Moisés, crendo serem elas os mandamentos de Deus, não hesita em dizer aos discípulos no Evangelho segundo escreveu João no capítulo 13. VS 34; um novo mandamento vos dou:

-Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que ameis uns aos outros

. E Ele prossegue dizendo no VS 35;

E nisto todos conhecerão que são meus discípulos se vos amardes uns aos outros.

Por outro lado temos nos VS acima citados três homens que ficaram como exemplos para nós; exemplos do que não se deve fazer na caminhada cristã. Esses homens desgraçaram suas vidas porque não vigiaram, porque mesmo ouvindo a mensagem para não fazer, fizeram!

Mesmo tendo conhecimento de que tais atitudes trariam sobre si condenação, perderam o controle de suas emoções em algum ponto de suas vidas, e estas os dominaram, trazendo consigo sentimentos perversos de origem maligna que culminaram por destruí-los espiritualmente, e os resultados dessa destruição espiritual, atingiram pessoas inocentes, pessoas que tiveram suas vidas prejudicadas física e espiritualmente.

Mas o mais interessante é que esse três homens como já citado acima; sabiam o que poderia acontecer, que mesmo quando dispostos a cometer o mal foram alertados misericordiosamente pelo Senhor, como no caso de Caim e Balaão, e mesmo assim, não retrocederam, já no caso de Corá, após tão grande livramento das mãos dos egípcios, e de tantas provisões milagrosas no deserto questionar a autoridade de Moisés seria no mínimo coisa de um retardado mental; mas mesmo assim prosseguiram até o fim. Mas hoje meditaremos sobre Caim.

Quem foi Caim?

Caim foi o primogênito de Eva, Eva ofereceu um sacrifício de louvor e gratidão a Deus por ocasião de seu nascimento:

“Alcancei do Senhor um varão” (Gn 4.1)

Aquela mãe recebia o lindo bebezinho como uma prova de que sua iniqüidade havia sido perdoada. Quem sabe até, ela não se lembrou da promessa de Deus, de que de sua descendência sairia àquele que esmagaria a cabeça da serpente; quem poderá dizer se Eva não cogitou a possibilidade de que a criança que ela carregava em seus braços era o cumprimento da promessa?

Afinal quem não sonha o melhor para o seu filho? Davi colocou o nome de um de seus filhos de Absalão (“Avi Shalom”, no hebraico original), que quer dizer; pai da paz, no entanto é sabido de todos que paz foi o que menos Absalão trouxe para Davi e Israel, mas o nome que Davi lhe deu demonstra suas intenções com respeito ao filho e o que esperava dele. Com Eva não foi diferente ela certamente esperava o melhor do menino; e não podemos descartar a possibilidade de que ela tenha sim, pensado ser ele quem esmagaria a cabeça da serpente! É mas se realmente ela pensou, ela não tinha noção do quanto estava enganada, pois o que Caim fez foi acabar não com a serpente e sim com a vida de seu irmão...

Esse fato segundo o registro das escrituras deu-se por ocasião de uma oferta que deveria ser apresentada ao Senhor; mas analisando os acontecimentos narrados subentende-se que a ocasião da entrega da oferta foi o explodir da bomba e não o acender do estopim.

Mas para entendermos sem confundirmos as mentes vamos à narrativa bíblica; Caim, visto que era lavrador trouxe do fruto da terra sua oferta ao Senhor, e Abel que era pastor de ovelhas, trouxe dos primogênitos de suas ovelhas e da sua gordura!

Até aí tudo bem, mas qual seria a oferta que mais agrada ao Senhor?

A mais valiosa, já que uma ovelha no âmbito financeiro vale muito mais que hortaliças?
Ou seria a que é maior em tamanho?

Por que Caim foi rejeitado com suas hortaliças e Abel com sua ovelha e gordura foi aprovado?

Será que os vegetarianos não herdam o reino dos céus?

Na verdade o texto é bem claro (Gn 4.4,5)

E atentou o Senhor para Abel e sua oferta, mas para Caim e sua oferta não atentou.

Note que o ofertante é colocado em primeiro plano e a oferta em segundo.

Se Deus não gostasse de hortaliças ou dos frutos da terra, como mais especificamente cita o texto, Ele não instituiria a Festa das Primícias, onde o Senhor pediu que se ofertassem das primícias dos frutos da terra e não animais!

Deus é Espírito, Ele não tem preferência por coisas físicas como nós seres humanos; o salmista
Davi que por Deus foi nomeado como homem segundo o seu coração, sabia muito bem disso;
afirma ele no Salmo 51. VS 16,17.

Tu não tens prazer em sacrifícios, senão eu te daria, mas tu não se agradas de holocaustos, os sacrifícios agradáveis a Deus, são o espírito quebrantado e o coração compungido e contrito, a isto tu não desprezas, oh Senhor.

Na verdade o Senhor jamais olhou, ou olha para a oferta como alvo principal, Ele não tem falta de nada, Ele não precisa de nada, Ele é dono do ouro e da prata, Ele faz tudo o que quer, pois é Deus, Ele pode tudo, com exceção ao ato de adorar a si próprio, e para isso Ele fez o homem, para adorá-lo, então quando alguém vai ofertar ao Senhor, Ele olha é a qualidade do que oferta, como está o coração do cidadão, se há pureza, se há entrega verdadeira, se há sinceridade, se a pessoa está ofertando voluntariamente ou se espera algo em troca; então uma vez que houve aceitação de uma oferta, foi pelo fato de que o “ofertante” passou no “Raios-X” de Deus, de outra sorte se houve a rejeição de uma oferta, foi também pelo fato de que o “ofertante” não se encontrava em condições para ofertar!

Sejam essas condições morais, éticas, sentimentais ou quaisquer que sejam; há que se entender que tem coisas que ferem a Santidade de Deus, e que Deus é tão Santo que não pode nem olhar para o pecado.

Porém aquele que priorizar os mandamentos:

Amará o Senhor teu Deus de todo o coração de toda a tua alma e de todo o teu entendimento; e o próximo como a ti mesmo; jamais terá a oferta rejeitada, pois a perfeição de coração molda-se na essência do Amor a Deus e ao próximo.


Hortaliças que nada, um coração imperfeito isso sim.

Cristão, pentecostal até os ossos na busca incessante de gerar os frutos do Espírito, livrando-me assim de qualquer condenação.

19 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Recomendo a leitura de 2co 5:17.
    Já estou te seguindo. Passa no meu blog:

    http://agapecristao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii,passei pr ti desejar sonhar,sempre...
    porque só os sonhadores vêem o amanhã...
    pois confiar em Deus,não desistir
    de nossos sonhos, abre o caminho da esperança
    e é ela que nos mantém vivos...
    Ouse procurar as coisas
    que ninguém mais pode ver e não tenha medo
    de ver o que os outros não podem...
    Acredite no seus sonhos ,confie sempre em Deus e no seu"coração" pois, ao fazê-lo,
    outros acreditarão na sua capacidade de amar,sonhar...
    Ei vc é especial...
    Acredite,mais em si mesmo!...
    ...porque dentro de você reside toda a força...
    da Esperança, do Amor e do Sonho de Amanhã !
    Desejando que todos tenham os seus sonhos fazendo de sua vida bem melhor ....te desejo um final de semana com toda sorte de benção,fico muito feliz por estar sempre nos Sonhos De Deus,papai te abençõe meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Moyses fiquei contente com sua visita.E claro, vim conhecer seu blog também. Fiquei impressionada com os posts. bacana mesmo!!

    Já estou seguindo...visite o Floresça sempre...grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu espaço...
    Muito boa a mensagem...
    Que as primícias de nossa vida sejam sempre do Senhor...
    Bjs
    Mila

    ResponderExcluir
  5. Encontrei seu blog nos seguidores do Everson meu filho do coração.
    Aqui estou encontrei uma excelente postagem.
    Entrei seguindo espero co muito carinho no meu blog.
    http://aviagem1.blogspot.com/
    www.fonte-amor.zip.net
    PAZ..
    .

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post.
    A oferta dada sem que esteja nela o AMOR INCONDICIONAL...Não SOBE.
    Obrigado por me visitar.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Bruna; Brigadão e passo lá sim... (quanta gente nova por aqui)

    Valquíria; Brigadão pelas palavras de alento e ânimo, tenha uma semana abençoada também...

    Lidiane; Legal que gostou, sempre será bem vinda, e vou aparecer por lá no Floresça concerteza...

    Mila; seja bem vinda, fico feliz pela visita e o comentário, bjão no coração...

    Evanir. vou sim dar uma passada no A Viagem, e no Fonte de Amor, esse último eu já conheço, aliás tem um layout impecável;

    Graça e Paz a todos...

    ResponderExcluir
  8. Oi Moisés!
    Gostei da postagem e entendi tudo perfeitamente como colocastes, achei ótima a colocação. Mas vou colocar algo a mais, o meu entender ok.

    Deus já tinha dito de qual forma era pra ser feito a oferta, pois logo que o pecado entrou e Adão e Eva foram expulsos, um Salvador já havia sido provideniciado.
    Caim sabia como deveria ofertar, mas ele quis fazer do jeito dele e não como Deus assim havia ordenado.

    Eu creio que Caim era do tipo rancoroso. Ele ouviu, assim como seu irmão Abel sobre a vida dos pais no Jardim do Éden e de como tiveram que sair devido ao pecado que cometeram.
    Abel compreendia e almejava um salvador, anciava pelo paraíso, pela vida eterna e compreendia da importância da oferta, do sacrifício simbólico do cordeiro e também de como deveria ser oferecida.
    Já Caim prepotente, "se achava" e do seu ponto de vista, a sua oferta era tão boa quanto. Não atentava, ou não fazia questão, de ofertar segundo o que Deus havia pedido.

    Daí entra o que você escreveu, o coração dele era impuro. Mesmo que ele fosse ofertar o que Deus havia estipulado, no caso o sacrifício do cordeiro, ele poderia muito bem ser rejeitado, pois o coração dele não era sincero e obediente a Deus.

    Quando Deus falou com ele, deu toda a possibilidade de arrependimento, mas ao invés disso ele preferiu andar errante.
    Veja que coração duro não é mesmo?
    E isso não foi do dia pra noite, com certeza, desde pequeno Satanás já estava instigando ele. Fazendo-o ter raiva porque seus pais foram expulsos do Paraíso.

    Hoje em dia...quantos Cains não andam por aí. Querem fazer o que desejam e Deus tem que aceitar do jeito deles. Se Deus os repreende, ao invés de se arrependerem não, ficam rancorosos e se afastam de Deus.

    Nossa, já escrevi demais...rsrsrs...Espero que eu tenha me feito entender e colaborado um pouquinho com as tuas colocações.

    Desculpe se ando ausente, mas é que meu tempo tem sido reduzido na internet...tenho ficado em débito com vários amigos blogueiros, mas uma hora me organizo novamente e passo a visitar mais frequentemente.

    Ahhhh...no dia 15/02 eu postei vários selos e tem pra você também. Dê uma olhada nos que ganhastes ok, sabes que eu não esqueço de você.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa que aprendi na minha caminhada com Deus é que Ele não tem compromisso com o que ele não ordenou e o nosso erro é quando tentamos fazer algo fora da sua palavra acreditando que ele ira abençoar. Quando Deus disse que Davi era um homem segundo o seu coração era porque mesmo quando pecava ele agir como Deus esperava. UM bela noite

    ResponderExcluir
  10. Paz Moysés,
    Muito importante e edificante essa mensagem,de fato o problema é o coração,e não a oferta em si,apesar de naquele tempo específico,a oferta agradável era o cordeiro,se Abel tivesse oferecido hortaliças,por certo seria chamado a razão,perdoado,enfim sendo ele, Abel, sincero e oferecendo o sacrifício agradável foi aceito,enquanto Caim nem a oferta,nem o coração,ambos na contra mão do amor do Pai,é triste constatar que ainda nos dias de hoje,com a Palavra na boca,e supostamente no coração....adoram a Deus com "hortaliças" espirituais,quando Cristo disse que o Pai procura os que O adoram em espírito e verdade,nessa verdade o princípio da adoração é um coração sincero, contrito e com amor por quem Ele é,e não pelo que pode nos dar,pois a salvação deve ser o único desejo de qualquer homem que reconheça Deus em todos os seus caminhos.

    Gostei muito de ler esse post,sempre bom lembrar que o Pai quer nosso amor e sinceridade,as ofertas estavam em segundo plano...hoje elas se quer fazem diferença,tudo que podemos ofertar a Ele é nosso oração pedindo a graça e a misericórdia...

    Paz,graça e bem,Deus o abençoe e aos seus ricamente!!

    Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus. Salmos 50:23

    Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15

    ResponderExcluir
  11. Moyses tem selinho pra ti lá blog, é o Prêmio Dardo ok, e não é coisa de menina!

    ResponderExcluir
  12. Olá querido irmão Moyses,

    Graça e Paz!!!

    Nesse blog sempre aprendemos mais e mais. É muito bom estar aqui.

    Quero agradecer seus comentários em meu blog e dizer que fico mto feliz e honrada com eles.

    Grande coisas Deus tem em sua preciosa vida.

    Aleluia!! O Senhor é bom.

    Abraço
    Suely

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida,

    Pois então estamos sentindo sua falta...

    Digita mesmo!!! Que leio com prazer!!!

    Sobre os selos, fico felicíssimo, graças a um post da Rô, hoje sei a importância e a consideração que envolvem os selos só vou ter que aprender a trabalhar com eles, pois não faço a mínima idéia de como passar lá e pegar rsrsrs

    Mas vou descobrir rsrsrs,

    Grato mesmo muito...

    Ao se falar de Caim e Abel, podemos conjecturar muitas coisas, baseadas em outros textos bíblicos, claro que afirmar, fica complicado devido a complexidade da narrativa em Gênesis, complexidade essa mais pela ausência de detalhes.

    Um texto que tráz a luz muitas coisas é Hebreus 11.4:
    – “Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caím, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala”.

    No meu entender, esse versículo descarta a possibilidade de que Caim teria que ofertar uma ovelha, assim como Abel.

    Pois caso procedesse a ovelha como oferta, teria Abel oferecido maior sacrifício por obediência e não por Fé como afirma o texto de Hebreus, esse texto nos dá margem para conjecturar que mesmo que Caim tivesse igualmente ofertado uma ovelha, de nada adiantaria.

    Gênesis 4:3-5a – “E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe, do fruto da terra, uma oferta ao Senhor. E Abel, também, trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura: e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou”.

    Alguns versículos antes, mais precisamente o verso 2, diz que Caim era lavrador, ou seja ele trouxe assim como Abel o fruto do seu trabalho, provavelmente a primícia do seu trabalho, posto que fica claro que ele queria ser o "favorito de Deus" a qualquer custo tanto que eliminou o obstáculo (Abel) ao invés de eliminar os sentimentos no seu coração, logo:

    - Caim ofereceu o fruto da terra;
    - Abel oferecue um cordeiro;

    - Caim ofereceu um sacrifício bonito e cheiroso;
    - Abel ofereceu um sacrifício com fedor de sangue;

    - Caim ofertou porque queria ser reconhecido;
    - Abel ofertou porque não podia a si mesmo oferecer como oferta;

    Ainda o texto em Gênesis sugere que Caim teria ofertado primeiro, ou pelo menos simultaneamente, mas na narrativa ele é citado primeiro.

    A oferta de Abel não foi melhor em essência que a oferta de Caim! A oferta não torna ninguém diferente, ou melhor, diante de Deus, pois tudo que há na terra pertence a Deus, tanto os frutos da terra quanto as crias das ovelhas.

    Em suma o que tentei passar é que Abel alcançou testemunho de que agradara a Deus, ou que ofereceu melhor sacrifício pela fé, e não por meio do sacrifício.

    Todavia é uma conjectura, não uma doutrina bíblica.

    Logo vou postar sobre como tais sentimentos invadem o coração e tomam conta, e falarei um pouco mais sobre Caim.

    Abração Cida...

    ResponderExcluir
  14. Irismar:

    Valeu mesmo, é isso aí Deus tem compromisso conosco, enquanto buscamos ter uma relação sincera com Ele...

    ResponderExcluir
  15. Oi Rita,

    Captou!

    Se Abel tivesse oferecido hortaliças teria sido aceito da mesma forma...

    Ao menos entendo assim.

    ResponderExcluir
  16. Oi Rô,

    Fico muito honrado e feliz, (depois de ler seu post e entender a importância e as considerações envolvidas nos selos, a Cida também tem selos lá para mim, mas como disse prá ela (não vá rir) não faço a mínima idéia de como trabalhar com eles, passe lá e pegue, e como coloco aqui no blog me é um mistério rsrsrsr (pode rir também), mas valeu mesmo!

    Bjão no coração...

    (PS Tem certeza que não é coisa de menina?) Brincadeirinha, agora eu sei que não!

    ResponderExcluir
  17. Oi Suely:

    É sempre um prazer tê-la por aqui, assim como é sempre um prazer visitar seu blog e desfrutar de boas leituras por lá...

    Graça e Paz...

    ResponderExcluir
  18. Oi Moysés!
    Gostei do que escrevestes em resposta pra mim sobre a oferta de Caim e Abel. Escreva meso outros textospra gente poder trocar figurinhas...rsrsrs.

    Quanto aos selos, é só copiar no teu computador, como fazes com as outras imagens e depois postar no blog ou colocá-lo num aoutra página a parte, se desejares.

    Eu e a maioria costumamos repassá-los, pois assim colocamos o link de outros blogs e isso é uma forma de divulgar os amigos blogueiros.
    Já entrei em vários blogs através dessa "propaganda", digamos.

    Tem selos que vem com alguma exigência, como repassar para o número x de blogs, ou responder a algum questionário, mas os que te repassei não tem exigênicas. Se desejares repassá-los ou não, não tem problemas.
    É só ver as postagens dos blogs que repassam selos e copiar o modelo...rsrsrs...eu fiz assim.

    Se não deu pra entender ainda, é só perguntar.
    Abraços e uma semana abençoada.

    ResponderExcluir

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...