domingo, 15 de janeiro de 2012

QUE FAREI DE JESUS?

Última postagem: Chuvas castigam Rio, Governo despreparado só lamen...




No evangelho segundo escreveu Mateus no capítulo 27 e versículo 22 encontramos a seguinte pergunta:

 Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo?

Uma multidão decreta:

 - Seja crucificado.

O texto original diz:




Disseram-lhe todos: Seja crucificado.

Todos ou essa multidão decretam o que fazer com Jesus, julgam-no, pois Pilatos, a autoridade presente lhes transferia essa autoridade ao perguntar:

Que farei então de Jesus, chamado Cristo?

E essa multidão que pouco antes clamava por ele, o louvava, se retornarmos um pouco no tempo, melhor detalhado em João cap.12 encontraremos Jesus vindo de Betânia e chegando em Jerusalém, o povo soube da sua chegada e prepararam-lhe uma grande recepção.

Aos olhos do mundo da época Jesus estava "no auge".

 Dias antes havia ressuscitado a Lázaro, sepultado há quatro dias, em estado de decomposição. (cheirando mal)

Foi um milagre estupendo! Todos passaram a valorizá-lo grandemente, era o apogeu do seu ministério.

 Sua entrada em Jerusalém não poderia ser diferente, pois ali havia muita gente vindo de todas as partes de Israel e que conheciam o seu ministério. Quando chegou foi uma explosão de curiosidade e expectativa criada pela multidão culminando numa apoteótica recepção. A multidão o aplaudia com gritos de "Hosanas; Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor".
Colocaram os ramos de Palmeira que eram uma antiga tradição festiva do povo que passou a ser usada nas festividades do Templo como uma homenagem permanente em memória da libertação dos judeus do domínio Selêucida cerca de 124 antes de Cristo.
Hosanas era o cântico de aclamação e louvor do ritual dos judeus por ocasião da Festa dos Tabernáculos marchavam em redor do altar dizendo:

- Hosanas!

Que quer dizer: - "Salva-nos te pedimos" tirado do Salmo cap.118. vs. 25 e 26.

O grito da multidão era sobretudo um pedido de socorro dirigido ao filho de Davi, já que ele tinha o poder de ressuscitar mortos teria também poder de libertá-los do jugo romano.

Mas mais do que libertação política, o que eles precisavam mesmo era de libertação espiritual

Aclamaram-no Rei:  Foi o momento mais glorioso do ministério terreno de Jesus; os gregos vieram conhecê-lo, os seus, os judeus o aclamavam, era o apogeu da sua exaltação e popularidade!

Porém Jesus não buscava honra para si, Ele tinha um pensamento exposto no em João cap.12 vs. 23 e 24

- É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade voz digo que, se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só, mas se morrer, dá muito fruto.

Jesus não entrou nem por um minuto impondo a condição de rei, sempre demonstrando humildade e amor para com os homens e odediência para com a vontade do Pai, sujeitando-se a morte e morte de cruz!

Enquanto aclamavam-no rei, ele se considerava o Cordeiro de Deus a caminho do sacrfício, muitos já imaginavam como seria seu trono real, e não entendiam que ele falava do trono de sua morte, da sua cruz e do reino por vir...


Depois de a multidão cessar de glorificar e gritar Hosanas, Deus falou com voz trovão respondendo-lhe


- Pai glorifica o teu nome

- Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei...

De bendito o rei a "crucifica", porquê?

Em Lucas cap. 22 nos vs. 1-6 encontramos os principais dos sacerdotes e os escribas buscando avidamente uma oportunidade para matar a Jesus por temerem o povo, e Judas Iscariotes concordou em ajudá-los, e lá no Monte das Oliveiras esse cidadão traiu o mestre dirigindo a conspiração e com um beijo indicou quem seria Jesus - Traiu a Jesus

E ao contrário do que dizem os que crêem na pré-destinação, Judas teve oportunidade de arrependimento, Jesus ao receber o beijo diz a ele com intimidade que poucos tinham:

- Amigo, a que vieste?

Teve sua oportunidade...

O jovem rico contado em Marcos cap. 10 vs. 17-22 possuia quase todos os requisitos e ao descobrir o que lhe faltava retirou-se triste da presença de Jesus


Teve sua oportunidade...

Por outro lado alguns como Pedro e André aproveitaram a oportunidade e imediatamente deicharam o que faziam e seguiram-no (Mateus 4. 18-20)

Voltemos a multidão aos gritos, respondendo a pergunta de Pilatos:

Que pois farei de Jesus, chamado Cristo?

Crucifica !!!

Essa é uma pergunta que inevitavelmente todo ser humano um dia há de responder para si mesmo, se é que já não respondeu...

 Obs. Retirado de um esboço de sermão encontrado numa agenda antiga, enquanto eu procurava outra coisa, provavelmente foram usados como subsídios lições de Escola Bíblica Dominical, em 90% dos caso sempre uso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...