sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ALIMENTANDO AS OVELHAS OU DIVERTINDO OS BODES?

Última postagem: Palhaças Macabras do G12





Alimentando as Ovelhas ou Divertindo os bodes? (Charles Spurgeon)


Existe um mal entre os que professam pertencer aos arraiais de Cristo, um mal tão grosseiro em sua imprudência, que a maioria dos que possuem pouca visão espiritual dificilmente deixarão de perceber.

Durante as últimas décadas esse mal tem se desenvolvido em proporções anormais. Tem agido como o fermento, até que toda a massa fique levedada.

O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em promover entretenimento às pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo.

A igreja abandonou a pregação ousada como a dos puritanos, em seguida; ela gradualmente amenizou seu testemunho; depois, passou a aceitar e justificar as frivolidades que estavam em voga no mundo, e no passo seguinte, passou a tolerá-las em suas fronteiras; agora, a igreja as adotou sob o pretexto de ganhar multidões.

Minha primeira contenção é esta:

- As Escrituras não afirmam, em nenhuma das suas passagens, que prover entretenimento para as pessoas é uma função da igreja.

Se esta é juma obra cristã, porque o Senhor Jesus não falou sobre ela?


“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda à criatura” (Marcos 16. 15)

– Isso é bastante claro.

Se Ele tivesse acrescentado:


“E oferecei entretenimento aqueles que não gostam do Evangelho”, isso teria acontecido.


No entanto tais palavras não se encontram na Bíblia.
Sequer ocorreram à mente do Senhor Jesus.
E mais: “Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres” (Efésios 4. 11).


Onde aparecem nesse versículo os que providenciariam o entretenimento?


O Espírito Santo silenciou a respeito deles.

Os profetas foram perseguidos porque divertiam as pessoas ou porque se recusavam a fazê-lo? Os consertos de músicas não têm um rol de mártires.

Novamente prover entretenimento está em direto antagonismo com respeito ao ensino e a vida de Cristo e de seus apóstolos.

Qual era a atitude da igreja em relação ao mundo?

”Vós sois o sal”, não o docinho, algo que o mundo desprezará.

Pungente e curta foi à afirmação de nosso Senhor:

“Deixai aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” (Lucas 9. 60).

Ele estava falando com terrível seriedade!

Se Cristo houvesse introduzido mais elementos brilhantes e agradáveis em seu ministério, teria sido mais popular em seus resultados, porque seus ensinos eram perscrutadores.

“Não o vejo dizendo:

- Pedro vá atrás do povo e diga-lhes que teremos um culto diferente amanhã, algo atraente e breve, com pouca pregação. Teremos uma noite agradável para as pessoas, diga-lhes que com certeza realizaremos esse tipo de culto. Vá logo Pedro, temos de ganhar as pessoas de alguma maneira!”

Jesus teve compaixão dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou diverti-los.

Em vão pesquisaremos as cartas do Novo Testamento a fim de encontrar qualquer indício de um Evangelho de entretenimento.

A mensagem das cartas é:

“Retirai-vos, separai-vos e purificai-vos!” Qualquer coisa que tinha aparência de brincadeira evidentemente foi deixado fora das cartas.

Os apóstolos tinham confiança irrestrita no Evangelho e não utilizavam outros instrumentos.
Depois que Pedro e João foram encarcerados por pregarem o Evangelho, a igreja se reuniu para orar, mas não suplicaram:

“Senhor concede aos teus servos que por meio de prudente e discriminado uso da recreação legítima, mostremos a essas pessoas quão felizes nós somos”.

Eles não pararam de pregar a Cristo, por isso não tinham tempo para arranjar entretenimento para seus ouvintes.

Espalhados pela perseguição foram a muitos lugares pregando o Evangelho. Eles “transtornaram o mundo”.

Essa é a única diferença!

Senhor limpe a igreja de todo o lixo e baboseira que o diabo impôs sobre ela e nos traga de volta aos métodos dos apóstolos.

Por último a missão de prover entretenimento falha em conseguir os resultados desejados.

Causa danos entre os novos convertidos.

Permite que falem os negligentes e zombadores, que foram alcançados por evangelho parcial; que falem os cansados e oprimidos que buscaram a paz através de um concerto musical.
Levante-se e fale o alcoólatra para quem o entretenimento na forma de drama foi o elo no processo de sua conversão!
A resposta é óbvia: a missão de prover entretenimento não produz convertidos verdadeiros.

A necessidade atual para o ministro do Evangelho é uma instrução Bíblica fiel, bem como ardente espiritualidade; uma resulta da outra, assim como o fruto procede da raiz.

A necessidade de nossa época é a doutrina Bíblica, entendida e experimentada de tal modo, que produz devoção verdadeira no íntimo dos convertidos.
Extraído de: Sermões de Charles Spurgeon; http://www.scribd.com/doc/2896925/SERMOES-DE-CHARLES-SPURGEON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...