sábado, 26 de setembro de 2009

A RAZÃO E O CORAÇÃO...

Última postagem: OURODE TOLO








Lucas Cap. 10 e Vs. 38 ao 42:


E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; e tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Duas mulheres, dois corações, duas atitudes, duas linhas de pensamento, duas lógicas, duas razões; mas um julgamento, uma sentença em uma só casa por um só objetivo: O melhor para Jesus!

Marta devia ser a mais velha das duas irmãs, pois o texto a indica como dona da casa.
Mas Jesus chegou lá e com ele uma preocupação, afinal se tratava do mestre e a última coisa que alguém que conheça Jesus quer é deixá-lo triste ou decepcioná-lo, começa aí um conflito de idéias interessante e triste.

Marta era sensata, laboriosa, ponderada: agia sempre com método e cálculo, demonstrando uma razão amadurecida.


Maria possuía um espírito apaixonado, descuidada talvez das coisas práticas, entusiasta pela espiritualidade.

Marta era um exemplo de mulher impecável, aos olhos do mundo, enquanto que Maria, não faria jus à mesma apreciação, em virtude do acentuado de idealismo que a dominava.

Em Marta predominava a razão, em Maria o coração.

Marta, a mulher exemplar, raciocínio e bom senso.


Maria, um astro que resplende no além e só de longe pode ser contemplado.

Marta recebendo Jesus teria pensado em cercá-lo do máximo conforto.


Maria defrontando o Mestre amado esqueceu-se de tudo, embalada pelo som mágico da palavra de vida. A palavra do Senhor exercia em sua mente verdadeira fascinação; ela sorvia o divino verbo como a planta ressequida se embebe do orvalho matutino.

Jesus representava para Maria o Alfa e o Ômega.

Jesus disse: “Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada" Para o mundo a boa parte é o utilitarismo enquanto para Jesus, é o idealismo.

Na balança da justiça da Terra, Marta, pesa mais que Maria; Na da justiça do Céu, Maria pesa mais que Marta. O mundo vê no idealismo, um desequilíbrio, uma loucura.

Jesus manifestou-se por Maria, dizendo que ela escolhera a melhor parte.

Os homens do século vivem aflitos e afadigados com mil preocupações, que os enervam, enquanto em verdade, poucas coisas são necessárias. São fictícias as necessidades que fazem o flagelo dos homens. Puros caprichos, criados pelas paixões desenfreadas, pelos vícios e taras mórbidas que alimentam por egoísmo.

Rigorosamente falando, uma só necessidade realmente existe: o conhecimento de nós próprios, de nossa origem e de nossos destinos. Nisso, importa a magna questão da vida. A verdade é uma só.

Caminhar na senda da perfeição, que é o senso da vida. E qual seria?

"Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas as demais coisas lhes serão acrescentadas”

Nisso importa a "boa parte." Felizes os que a escolheram, pois não lhes será tirado. E poderão transportá-la para além do túmulo.

È um sonho? È uma ilusão? Que importa. Há sonhos que se transformam em realidade e há realidades que se transformam em sonhos e mesmo em pesadelos.

Os bens e os prazeres mundanos são realidades no momento, que se tornarão em pesadelos no futuro.



A água viva que Maria sorvia embevecida aos pés do Senhor, é vista como loucura para o mundo, mas não há de se tornar realidade no porvir que nos espera?

Esse texto há quase um ano atrás eu achei navegando por aí, e por achar interessante salvei-o, mas não o link, por isso desconheço a procedência, alguns meses depois eu passei por uma situação que me fez lembrar da passagem de Marta e Maria, pois meu horário de trabalho passou a me deixar com muito tempo livre, então nos meus subsídios achei esse texto; o título era “O Coração de Marta no mundo de Maria”; e desabafei literalmente no teclado do PC (como sempre), e mesclei meus escritos ao texto de forma que não lembro mais o que escrevi e o que era o texto original. Foram dois textos que encontrei, um foi esse acima mesclado que tinha uma data específica e na mesma pasta com data que diferenciava em três dias tinha esse que trazia o título: " um desabafo das Marias de hoje escrito então por mim comentando o texto acima, ei-lo aí:

Mas Marta julgou Maria sua “irmã”, sentenciou-a como “vadia”, e ainda questionou a autoridade de Jesus ao dizer: - Não está vendo que estou trabalhando para melhor servi-lo enquanto minha irmã nada faz?

Manda que venha me ajudar!

Que os de fora da casa não entendam os benefícios de Jesus, tudo bem, mas os de dentro da casa deveriam compreender... Afirmam conhecer Jesus!

Os carnais não entendem as coisas do Espírito, porque se discernem espiritualmente.


Mas quem é espiritual entende, será que você entende?


Tem coragem de ler todo esse texto sem julgar antes de ouvir?


Tem medo de achar nele algo que não goste?

Essa passagem de Jesus com as duas irmãs jamais servirá como prerrogativa para vadios, malandros ou outros quaisquer que não queiram trabalhar, e pensam que podem ganhar a vida de um modo fácil.
Afinal a bíblia é clara ao dizer:

Quem não trabalha, que não coma!

Mas infelizmente a dona da casa hoje continua sendo Marta, embora Maria permaneça ali aos pés de Jesus ouvindo críticas intermitentes. A casa é a igreja (templo), e as irmãs, a igreja (corpo de Cristo).

O Materialismo impera em nosso meio, hoje não basta um cidadão ter um ganho que seja suficiente para o sustento do seu lar, se tiver quatro horas e meia por dia de folga antes do anoitecer e não achar outra forma de trabalho, “é um vadio”.

E não importa se seus filhos estão sendo tratados a “Nescau e Iogurte” do bom e do melhor, e se ele não deve nada para ninguém, e não pede nada emprestado para ninguém.

A sentença é uma só, e já colocam Jesus na questão.
Nem tentam ouvi-lo, como na ocasião em que o conselho dos fariseus decidia matar Jesus, e Nicodemos, que não freqüentava os cultos que Jesus pregava por medo dos fariseus, se levanta e diz:

Porventura, não temos uma lei, e não procuramos segui-la?

Não manda essa mesma lei que ouçamos um homem antes de condená-lo?

Nesse momento crucial “Nico” defende Jesus, e os discípulos estavam por aí discutindo entre si quem deles seria o maior...

Agora imagine que nesse tempo de sobra o cidadão o usa para buscar a Deus, para assim como Maria, deleitar-se no conhecimento que sai das Palavras que dão vida eterna...

Deveria alegrar seus irmãos, mas seus irmãos acham isso “vadiagem.”

Quatro horas e meia ou um dia inteiro é quase a mesma coisa, só uns minutinhos de diferença.

Afinal o que os de fora da casa vão dizer!
 E Jesus está só esperando alguém agir para mudar essa situação, esse mau testemunho.

E com razão os de fora da casa vão dizer que é loucura ler a Bíblia e orar ao invés de “aproveitar” esse tempo livre para trabalhar em uns bicos e ganhar um dinheiro extra.

Por outro lado quando os de fora da casa vêem alguém trabalhando assim, e “aproveitando” o tempo livre para ganhar um dinheiro extra eles dizem que é loucura trabalhar assim e depois dar o dízimo aos Pastores (eles pensam que os Pastores ficam com os dízimos; e alguns ficam mesmo).

Logo numa análise fria da situação, não importa o que se faça os de fora da casa, os que não desfrutam da presença e da intimidade de Jesus, vão achar loucura!

Mas para os da casa devido ao zelo sem entendimento acrescido dos excessos e neuroses que permeiam a casa ou é ”vadio” ou é trabalhador.

Isso em primeiro lugar, depois se faz uma análise superficial, posto que se tenha como agravante o fato de ser “vadio”; se é espiritual ou não!

E porque a dona da casa?

 Porque essa é a maioria dominante dentro da casa, infelizmente são muito poucas “Marias” pra muitas e muitas Martas.

Não é de se admirar Elias passar uma temporada na caverna, afinal só Deus sabia da existência dos sete mil. (Hoje onde estão os sete mil, senão invisíveis aos olhos humanos).

Lázaro personagem que não aparece nesse texto, era o verdadeiro dono da casa, mas na sua ausência, Marta assumia a direção do lar...

Lázaro hoje é cabeça da casa, a liderança, e se apenas podemos conjecturar qual seria a atitude de Lázaro na situação do conflito entre as irmãs, hoje temos toda uma Bíblia para sabermos qual deve ser a atitude dos Lázaros hoje.

Lázaro hoje tem grandes problemas com os excessos de Marta, decorrentes das neuroses da casa, deixadas pelos Lázaros que tinham a lógica de Marta e já partiram.

Fato é que hoje existem muitas casas, e alguns Lázaros, embora afirmem que se deve buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, não estão se importando realmente com isso, estão preocupados com seu próprio ventre, com números para apresentar aos seus superiores e no pior dos casos com cifras. Na teoria é uma coisa, mas prática nada.

Mais trabalho; mais dízimo, menos tempo com Deus, mais ignorância; menos questionamentos, mais fácil manipulação; menos liberdade, mais condicionamento; menos espiritualidade, mais Amém!

Mas voltando a Marta hoje, talvez seja o medo de ver a jovem Maria, simples, garota na fé, com uma sede de conhecimento de Deus tão grande a ponto de ser um talvez na sua fragilizada concepção de idéias maior que de quem tem mais anos de casa, daí Marta sem querer sufoca Maria com críticas e sentenças e juízos, não percebendo que pode estar destruindo os sonhos da jovem Maria, simplesmente porque ela mesma devido a sua lógica fria e calculista perdeu a capacidade de sonhar.

Sonhos por mais lindos que sejam são sonhos, e até mesmo um potencial enorme é apenas um potencial, enquanto não houver da parte de Jesus uma chamada, mas enquanto não acontece é isso que move as ”Marias” de hoje. E a seara é grande...

Que as Martas tenham seus entendimentos abertos...

Que abandonem o prazer em apontar possíveis falhas e deleitar-se em condenações e juízos que não chegaram ainda, pois o Jesus da Bíblia não é o mesmo Jesus das Martas, aliás é horrível o terrorismo pregado nos sermões hoje:

Deus é justiça, Deus pesa a mão, enquanto o Jesus da Bíblia diz que a ninguém julga, nem aquele que não der ouvidos a sua palavra, pois já tem quem julgue, a palavra que Ele falou, essa julgará “NO ÚLTIMO DIA”, o Jesus da Bíblia estende a mão enquanto a igreja não for arrebatada para abençoar e não para pesar em cima de ninguém!

Os males que acontecem hoje não são nada mais do que “colher o que se plantou”, essa é a herança dos homens na terra até o dia do juízo.

Que os Lázaros sejam firmes e espirituais nas decisões, pois em muitas casas já se vê muito serviço e pouca adoração, em outras já não há mais adoração nenhuma, Jesus não pode mais entrar, e Maria foi expulsa ainda antes de Jesus sair pela última vez, quando ela saiu, ele foi junto e a levou até outra casa.

Sim não dava mais para permanecer nessa casa onde Marta governava absoluta, pois Lázaro preferia assim, com Marta governando e sentenciando ele sai sem aparecer na sentença, e a casa continua “burra” ignorante de Deus, uma casa que simplesmente diz Amém para suas arrogâncias e hipocrisias.

Uma casa sem consciência do que seja realmente servir a Jesus, que continue com suas neuroses e excessos sado masoquista, para que ninguém conheça a liberdade que há em Cristo, pois escravo não contesta só obedece.

Não estou fazendo apologia à desobediência, estou apenas dizendo que quem conhece a liberdade em Cristo analisará tudo a luz da palavra antes de obedecer cegamente.

Então muitos Lázaros percebendo o quanto isso é perigoso, colocam um cabresto em todos, para não perder o controle.

Enquanto isso Maria sofre se decepciona, e não tem ninguém além do Senhor Jesus para desabafar, com consciência de que ao conhecer Jesus deixara de ser escrava do Mundo enquanto fora de casa e ver que a procuram escravizar dentro de casa, pois na casa se está vivendo segundo os rudimentos de fora casa, para onde ir?

A única certeza de Maria é de onde não ir, onde não possa estar aos pés de Jesus...

Minha oração é que Marta deixe Maria se deleitar na verdade que liberta e que Lázaro esteja presente desempenhando seu papel...

Cristão Pentecostal até os ossos, como a corsa suspira pelas águas, assim a minha alma suspira por ti oh Senhor...

2 comentários:

  1. Olá, o seu blog tbm esta muito abençoado...
    Continue sempre levando essas mensagens e ensinamentos lindos para os que procuram cada vez mais o Senhor Jesus...
    Acabamos de colocar um video no nosso blog muito lindo... Da uma olhadinha la, tenho certeza de que vc vai gostar muito...
    Obrigado pela visita no nosso blog, e esperamos por mais visitas sua...
    Que o Senhor Jesus te abençoem sempre...
    Fique com Deus...

    www.bastaterfe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho no blog.

    Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo também, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...