terça-feira, 4 de agosto de 2009

O CULTO QUE AGRADA A DEUS


O Culto que Agrada a Deus

Romanos 12.1-8

No versículo 1.

Quando Paulo expressa: “apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”. Observa se que a palavra “apresenteis” no original grego é parastesai (com um traço sobre o e da silaba: te) que fora usada por Paulo em Romanos 6.13,19 e fora traduzida por “oferecer.”

A descrição é oferecermos os nossos membros a Deus.

E isto é o que, mais completo está envolvido em nós.
Quando há essa entrega a Deus constitui-se o culto racional
.

Se separarmos o final do versículo 1 e colocarmos uma interrogação. Teríamos a seguinte indagação:

O que é o vosso culto racional?

Encontraríamos a reposta no mesmo versículo, e seria:

Apresentar (do grego paratesai = oferecer) o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável
a Deus.


Por que vivo?

Porque estaríamos entregando com vida a nossa própria vida, para aquele que é o dono da Vida.

Ele nos deu a vida pra vivermos.

Adoração tem de ser viva, isto é, avivada.
Aquecida pelo calor que a vida produz.

Nota: Deus usa o natural para ensinar espiritualmente - e ao observamos o morto fisico, extrairmos conclusões do morto espiritual:

O morto de forma geral tem olhos, mas não ver.o morto espiritual tem olhos, mas não consegue ter visão espiritual.
O morto tem pés, mas nao anda o morto espiritual tem pés, mas não caminha (caminha fala de andar na presença de Deus)
O morto tem ouvidos, mas não ouveo morto espiritual tem ouvidos, mas não ouve a palavra de Deus ( a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus)
O morto tem boca, mas não falao morto espiritual tem boca, mas não glorifica a Deus.
Uma das caracteristica do morto é que a pessoa fica fria, até dizemos: "ta gelada, é morreu!!"crente morto espiritualmente é frio, gelado.
Podemos pegar uma vara ou outro objeto e bater no morto que ele não sente nadao morto espiritual pode apanhar de Deus, levar cajada que ele não sente nada, fica do mesmo jeito.

As pessoas que ama o morto choram por ele no caixão, mas quem é consolado pelos demais são as pessoas que choram pelo morto.
Mas para o morto não há consolo.
Quem morre espiritualmente não consegue sentir o consolo de Deus.

O morto pode até em velorio ter boa aparência, mas não tem o espirito.
O morto espiritual tem até aparencia, mas não tem o Espirito Santo.
O morto fica sempre por baixo - é enterradoo morto espiritual sempre fica por baixo, nunca atingi um nivel alto.
O morto não tem calor, mas o vivo espiritual vive aquecido pelo calor do Espírito Santo
O sangue do morto estagna nas partes baixas do corpo, formando uma mancha de cor púrpura escura que é chamada de lividez (extremamente pálido) - ou seja, perde o sangue,o morto espiritual perde o Sangue de Cristo, mas o vivo permanece com o Sangue do Cordeiro
O corpo do morto fica inchadotem muitas pessoas crentes que estão inchadas (exaltadas) porque estão mortas.


Deus não quer um adoração morta e por mortos, afinal Ele é Deus de vivos!

Por que santo?

Porque quando nos entregamos para Deus, precisaremos buscar de forma contínua a sua santificação, pois sem santificação ninguém verá à Deus. (Hebreus 12.14)

O que é santidade?

O Senhor me deu uma definição sobre santidade:

A santidade é a manifestação do caráter de DEUS em nós.

Existem três formas da santidade:

A santidade absoluta – a santidade de Deus
A santidade perfeita – a dos anjos
A santidade progressiva – a do homem

Por que agradável?

Porque com o sacrifício de Cristo, todo o sacrifício de animais tornou-se obsoleto/antiquado, porém considera-se um sacrifício e agradável a Deus, o culto prestado por corações obedientes e entregues a Ele.

O culto racional é uma entrega total a Deus, e isto ocorre quando há obediência voluntária a Deus.

A hermenêutica é antecedida pela crítica textual que corresponde à intenção e escrita do autor no original.
Isto é, a hermenêutica é a interpretação bíblica.
A crítica textual estuda antes da interpretação
bíblica, e estuda o que o autor quis dizer no texto original, ou seja, o que ele realmente estava dizendo na escrita da língua ao qual primitivamente o texto fora escrito.

Fazendo uma critica textual na expressão: “vosso culto racional” descobre-se que o sentido pode ser “culto espiritual” (logikos no grego; confira 2 Pedro 2.2).

Podemos então definir que:

A entrega dos nossos membros a Deus, é o nosso “culto espiritual” ou “raciocínio espiritual”.

Nos tempos de Jerusalém os cultos eram formalistas, pois não havia da parte dos judeus uma entrega a Deus.

Eles (os judeus) estavam com “o véu posto no coração deles. Quando, porém, alguns deles se convertiam ao Senhor, o véu lhe era retirado”. (2 Coríntios 3.15,16)
Daí havia a probabilidade de uma entrega de todos os membros do corpo para Deus.
Com essa entrega o culto deixa de ser um raciocínio formal para um raciocínio espiritual.


E como o nosso Senhor é o Espírito, onde Ele está aí há liberdade (2 Coríntios 3.17), e o Senhor está aonde há entrega total a Ele.

Raciocínio espiritual

Está em contraste com o formalismo.

O culto pode esta dentro de:

Um raciocínio/razão formal ou espiritual.
O culto racional formal corresponde à falta de entrega total a Deus.
O culto racional espiritual corresponde a uma total entrega a Deus.

O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe é loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. (1 Coríntios 2.14,15)


Natural no original grego é psuchikos, “da alma”, ou seja, não regenerado. Entende as palavras, mas rejeita os conceitos.
Este é o homem natural.

Lembremos – nos de Nicodemos, este era chefe de Israel, um príncipe da Lei, porém não regenerado, por isso Jesus o convidou a nascer de novo (que no original pode ser também traduzido pela palavra “de cima”, isto é, a idéia era de novo e de cima – do alto), pois fazendo assim ele entenderia as coisas espirituais.

Quem é de cima pensa nas coisas de cima.

Espiritual no original grego é pneumatikos. É aquele que vive guiado pelo Espírito (Romanos 8.9,14).

Este é o homem espiritual

O Espírito em nós (espirituais) nos fornece uma nova capacidade de discernimento (discernimento é a tradução do grego anakrinetai).

Obs.: homens aqui se referem á ambos o sexo.
Sendo Deus Espírito.

O homem carnal (do original grego sarkinois que quer dizer “Humanos”) e o natural (psuchikos que quer dizer “da alma”, ou seja, não regenerado) não entendem as coisas de Deus, e jamais poderão atribuir um “culto racional” como expressou o apóstolo Paulo.

O espiritual tem discernimento, por isso pode tributar um “culto racional", mas para isso, Paulo esclarece que tem que haver uma entrega real e total a Deus. O nosso corpo com os nossos membros têm que ser uma oferenda para que Deus possa usá-lo como um canal da manifestação de Deus.

Um culto racional para Deus, isto é, um culto lógico (de raciocínio/razão) não é formal (formalista), mas espiritual, pois ele não existe sem uma entrega total a Deus.

“E não vos conformeis com este século... perfeita vontade de Deus” (versículo 2 do capítulo 12 de Romanos).

Neste versículo, Paulo apresenta a verdade de que não podemos nos conformar com esse século (no original grego é aion).
A palavra século não se refere a um conjunto de cem anos, mas a era que será consumada na vinda de Cristo, isto é, não podemos se conformar com este mundo que está em desobediência da Palavra de DEUS.

Tendo por base a explicação do versículo anterior (versículo 1). Entende-se que a conformidade com esta era, nos impede de ter uma entrega total a Deus, e com isso, o culto racional (que tem no original sentido espiritual) tornar-se-ia em culto com sentido formal.
Uns dos motivos do formalismo com base nessa passagem é se conformar com esse mundo (era).
A expressão, “e não conformeis com este século”, não significa praticar as coisas deste mundo, mas significa aceitar/concordar. Logo, não podemos concordar/aceitar ás praticas abomináveis deste mundo.

Devemos nos opor.

Igrejas que não se opõem a conformidade deste mundo, jamais poderão tributar um culto racional como expressou Paulo, pois o mesmo é espiritual e depende de uma entrega total.


Autor: Conferencista Diorgeton Almeida

Ministério Evangelístico Lançai a Rede

"Plantando a Semente e Cultivando Vidas"

didial_jesus@hotmail.com

pregadordiorgeton@hotmail.com

almeidaevangelismo@hotmail.com

27 9861 1324

"Devemos plantar a Palavra de Deus nos corações das pessoas, pois ela é a semente que brota e cresce, e na estação certa acabamos colhendo o que plantamos - as almas para o Senhor."


Diorgeton – pregando o Evangelho da Paz
Membro das Assembléias de Deus Vale do Rio Doce CGADB

Um comentário:

  1. Moyses! Parabens pelos textos. Este em especial.

    Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...