quinta-feira, 16 de abril de 2009

RELIGIÃO E RELACIONAMENTO COM DEUS; ERROS E ILUSÕES...


Última postagem: Comosaber se sou salvo?





RELIGIÃO E RELACIONAMENTO COM DEUS; ERROS E ILUSÕES...




Está no mecanismo psicológico humano, o conceito de que não pagará por seus erros, por isso muitas vezes erra consciente do que está fazendo, sabendo as conseqüências dele e mesmo assim o faz, na certeza de que conseguirá ficar impune, que o sistema envolvente na situação de alguma forma o perdoará, ou fará vista grossa e até mesmo que nunca será descoberto.

E isso é visto na prática no cotidiano dos seres humanos.

Mas o que faz um ser dotado de conhecimento entre o bem e o mal pensar e agir dessa forma?

Anos atrás fiz um trabalho na faculdade sobre as "cegueiras do conhecimento".

A psicologia afirma que os seres humanos erram e são iludidos por eles próprios!
São as chamadas “Cegueiras do Conhecimento,” são duas:

- O Erro; e a Ilusão!

Todo conhecimento humano comporta esses riscos, sem exceções, não existe um super cérebro ou um dono da verdade!

O maior erro é subestimar o erro e a maior ilusão é subestimar a ilusão; e o mais difícil ainda é o reconhecimento do erro e da ilusão, pois não se reconhecem em absoluto como tais!

Quando ele reconhece essa possibilidade, buscará examinar-se profundamente sem deixar-se levar por sentimentos e emoções, eliminando assim tais erros e ilusões da mente humana.

O problema é que está no mecanismo psicológico do ser humano ver as coisas da maneira que quer ver, e não da maneira como as coisas realmente são; os sentimentos, a raiva, o amor, a paixão e a amizade podem nos cegar o conhecimento, levando-nos aos erros e ilusões. Isso porque esses elementos, raiva, amor, paixão e amizade vão ao extremo com facilidade; e o extremo é sempre perigoso!

O egocentrismo, a autojustificativa, a tendência de jogar a culpa sobre os outros faz com que mintamos prá nós mesmos sem perceber a mentira da qual somos autores.

Lembramos muitas vezes só o que nos convém, temos ainda a capacidade de fabricar lembranças ou de as apagarmos; está na lógica de qualquer sistema de idéias resistir a informação que não lhe convém ou que não possa assimilar.


Recordo da minha juventude quando se vivia intensamente sob o lema:
- Sexo, drogas e rock ’n’ roll, numa ocasião em que numa partida de sinuca entre eu e um amigo, estávamos os dois pela bola oito, e em uma jogada do meu amigo a bola oito ficou prestes a cair, o problema é que a bola branca também, ou seja, uma sinuca de bico!
 

Mas recordo bem de ter marcado com a ponta do taco, cheia de giz, o lugar na tabela, no outro extremo da mesa onde deveria jogar a bola branca, o que pelos meus cálculos bateria em cheio quando ela voltasse para o outro lado na bola oito! E dessa forma consegui, matei a partida!


Só que até hoje meu amigo afirma que o autor dessa proeza foi ele, e eu digo que fui eu!


Já conversamos sobre isso, e chegamos à conclusão de que alguém de nós começou a mentir, gabando-se dessa jogada excepcional para os amigos, e em determinado momento acreditou na própria mentira!

E agora, só estávamos os dois, logo ficamos um bom tempo sem nos vermos, quando nos reencontramos, prá tirar um sarro um do outro, nesse ponto houve divergências.

E realmente foi isso o que aconteceu; um de nós dois mentiu prá si próprio a ponto de fabricar essa lembrança com uma riqueza de detalhes inegáveis como um ato real, levando-o a acreditar na própria mentira!


Ainda outra vez, com outro amigo vendo uma partida de futebol do São Paulo, meu amigo, torcedor fanático do São Paulo!

De repente o juiz apita pênalti contra o São Paulo; meu amigo ficou louco, gritava, xingava o juiz de ladrão e outros nomes impublicáveis...

Quando começa a passar o replay do lance, ficou claro que foi pênalti, confirmado pelo narrador e comentaristas!

Na verdade até para um leigo no assunto como eu, visto que não nutria nenhum sentimento por futebol, estava clara a agressão na disputa de bola!

Mas a imagem repetida diversas vezes, a opinião de especialistas no assunto não convenceu meu amigo, ele colocava as mãos na cabeça, apontava para a TV e dizia:


- Aonde? Jogou-se!

Prá mim não tinha nenhuma importância quem ia ganhar, então sem sentimentos envolvidos, pude ver com clareza os fatos, e pensei:


- Isso é fanatismo!


Nunca me esqueci dessa cegueira do meu amigo. Ainda bem que abriu os olhos da mente, e hoje é missionário numa tribo indígena em Pernambuco.


Meu grande amigo Rogério, que Deus o abençoe!


Mas então, quando as pessoas são questionadas sobre o seu relacionamento com Deus, instintivamente respondem que está tudo bem, que todos os caminhos levam a Deus, afinal toda religião é boa desde que a siga direito, e depois Deus é amor, Deus não vai castigar ninguém!


Claro que ninguém quer estar errado, nem os satanistas, adoradores do diabo; eles são o que são por que acreditam estar do lado certo, que o melhor está reservado para eles!


No entanto, quem está certo? Onde estão os erros e ilusões?


Quem estuda devocionalmente a bíblia, visto que não basta só lê-la e muito menos deixá-la aberta nos salmos, sabe a opinião de Deus sobre a religião, aliás, você sabe o que é religião?


Conhece o ponto de vista de Deus sobre isso? 

Então vai saber o que talvez você não queira ou não goste, mas é o ponto de vista não meu, mas do próprio Deus!

Quisera eu que fosse diferente, mas não é! 

Tiago Cap. 1 Vs. 27:

- Para Deus, o Pai, a religião pura e verdadeira é esta: ajudar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e não se manchar com as coisas más deste mundo. 

Ou seja, fazer caridade, o que todas as denominações ditas assim religiosas ensinam! E não se corromper, esta a maioria esmagadora ignora afinal ninguém quer estar agindo errado!


Mas é assim meu amigo, dessa forma que Deus entende “religião.”


Nem a adoração, fator imprescindível na aproximação do homem com Deus está inserido na dita religião, por isso que a religião mesmo que cumprida na íntegra não é garantia de salvação, isso na religião sob o ponto de vista de Deus, essas que os homens ensinam para os fiéis “seguirem direitinho” são meros erros e ilusões da mente humana, pois em se tratando de Deus; só a bíblia pode nos informar algo...


Religião não leva ninguém ao céu, ninguém mesmo!


Mesmo a religião ensinada por Deus, por si só não leva a Deus, mas dá a conhecer o caráter de Deus, a partir daí deve-se seguir o que diz 

Oséias no Cap.6 e Vs. 3;

 - Prossigamos em conhecer ao Senhor...


A bíblia é clara ao dizer em 

1TIMÓTEO cap.2 Vs. 5:

-Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem!
 

Quantos iludidos! A bíblia prossegue dizendo ainda, que há um só nome dado entre os homens pelo qual podemos ser salvos:
Jesus Cristo!



Não nos estribemos na vaidade da nossa mente, dizendo temos Deus e vimos suas maravilhas, lembremos de Cafarnaum, Corazim e Betsaida, cidades que Jesus esteve, pregou, ensinou, fez milagres; mas as pessoas ali preferiram continuar vivendo suas vidas do seu jeito, seguindo suas religiões; então o próprio Jesus as sentenciou dizendo :


- Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito tempo, humilhadas teriam se arrependido.

- E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.


A pergunta é se eles errando achavam-se certos, e o que acabou sendo a ruína deles foi o fato de nunca terem se perguntado:


Será que eu estou certo? Vou analizar não como um religioso, mas como um crítico os meus pontos de vista.

Será que somos melhores do que eles? 


Em se tratando de religião sou marxista:

A religião é o ópio do povo, o povo jamais poderá sentir-se plenamente feliz, enquanto não for liberto da superstição da religião


Jesus que é luz para o meu caminho e lâmpada para os meus pés...

Um comentário:

  1. Olá, fiquei feliz com sua visita em meu blog. Excelente texto que vc postou, a pior coisa que existe é a religião, as pessoas se preucupam em seguir uma doutrina e não em seguir a Deus.
    Fique com Ele .
    Deus abençõe!

    ResponderExcluir

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...