quarta-feira, 29 de abril de 2009

POR ENTRE SACRIFÍCIOS E HOMICÍDIOS

 




Sacrifícios Espirituais e Homicídios Espirituais




1 João 3. 11,12. Porque esta é a mensagem que ouviste desde o princípio, que nos amemos uns aos outros. Não como Caim que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.

Judas Vs. 11 Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá.

João faz referência ao ato de amar uns aos outros, como que se referindo a algo já muito ouvido, alertando os crentes que a mensagem que desde o princípio de sua caminhada de fé, eles ouviam, tinha na verdade um valor imensurável a ponto de que nunca seria demais ouvir, e que certamente jamais deixaria de ser pregada, pois esta é na verdade a base do cristianismo.

Jesus consciente de que os judeus respeitavam as leis de Moisés, crendo serem elas os mandamentos de Deus, não hesita em dizer aos discípulos no Evangelho segundo escreveu João no capítulo 13. VS 34; um novo mandamento vos dou:

-Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que ameis uns aos outros

. E Ele prossegue dizendo no VS 35;

E nisto todos conhecerão que são meus discípulos se vos amardes uns aos outros.

Por outro lado temos nos VS acima citados três homens que ficaram como exemplos para nós; exemplos do que não se deve fazer na caminhada cristã. Esses homens desgraçaram suas vidas porque não vigiaram, porque mesmo ouvindo a mensagem para não fazer, fizeram!

Mesmo tendo conhecimento de que tais atitudes trariam sobre si condenação, perderam o controle de suas emoções em algum ponto de suas vidas, e estas os dominaram, trazendo consigo sentimentos perversos de origem maligna que culminaram por destruí-los espiritualmente, e os resultados dessa destruição espiritual, atingiram pessoas inocentes, pessoas que tiveram suas vidas prejudicadas física e espiritualmente.

Mas o mais interessante é que esse três homens como já citado acima; sabiam o que poderia acontecer, que mesmo quando dispostos a cometer o mal foram alertados misericordiosamente pelo Senhor, como no caso de Caim e Balaão, e mesmo assim, não retrocederam, já no caso de Corá, após tão grande livramento das mãos dos egípcios, e de tantas provisões milagrosas no deserto questionar a autoridade de Moisés seria no mínimo coisa de um retardado mental; mas mesmo assim prosseguiram até o fim. Mas hoje meditaremos sobre Caim.

Quem foi Caim?

Caim foi o primogênito de Eva, Eva ofereceu um sacrifício de louvor e gratidão a Deus por ocasião de seu nascimento:

“Alcancei do Senhor um varão” (Gn 4.1)

Aquela mãe recebia o lindo bebezinho como uma prova de que sua iniqüidade havia sido perdoada. Quem sabe até, ela não se lembrou da promessa de Deus, de que de sua descendência sairia àquele que esmagaria a cabeça da serpente; quem poderá dizer se Eva não cogitou a possibilidade de que a criança que ela carregava em seus braços era o cumprimento da promessa?

Afinal quem não sonha o melhor para o seu filho? Davi colocou o nome de um de seus filhos de Absalão (“Avi Shalom”, no hebraico original), que quer dizer; pai da paz, no entanto é sabido de todos que paz foi o que menos Absalão trouxe para Davi e Israel, mas o nome que Davi lhe deu demonstra suas intenções com respeito ao filho e o que esperava dele. Com Eva não foi diferente ela certamente esperava o melhor do menino; e não podemos descartar a possibilidade de que ela tenha sim, pensado ser ele quem esmagaria a cabeça da serpente! É mas se realmente ela pensou, ela não tinha noção do quanto estava enganada, pois o que Caim fez foi acabar não com a serpente e sim com a vida de seu irmão...

Esse fato segundo o registro das escrituras deu-se por ocasião de uma oferta que deveria ser apresentada ao Senhor; mas analisando os acontecimentos narrados subentende-se que a ocasião da entrega da oferta foi o explodir da bomba e não o acender do estopim.

Mas para entendermos sem confundirmos as mentes vamos à narrativa bíblica; Caim, visto que era lavrador trouxe do fruto da terra sua oferta ao Senhor, e Abel que era pastor de ovelhas, trouxe dos primogênitos de suas ovelhas e da sua gordura!

Até aí tudo bem, mas qual seria a oferta que mais agrada ao Senhor?

A mais valiosa, já que uma ovelha no âmbito financeiro vale muito mais que hortaliças?
Ou seria a que é maior em tamanho?

Por que Caim foi rejeitado com suas hortaliças e Abel com sua ovelha e gordura foi aprovado?

Será que os vegetarianos não herdam o reino dos céus?

Na verdade o texto é bem claro (Gn 4.4,5)

E atentou o Senhor para Abel e sua oferta, mas para Caim e sua oferta não atentou.

Note que o ofertante é colocado em primeiro plano e a oferta em segundo.

Se Deus não gostasse de hortaliças ou dos frutos da terra, como mais especificamente cita o texto, Ele não instituiria a Festa das Primícias, onde o Senhor pediu que se ofertassem das primícias dos frutos da terra e não animais!

Deus é Espírito, Ele não tem preferência por coisas físicas como nós seres humanos; o salmista
Davi que por Deus foi nomeado como homem segundo o seu coração, sabia muito bem disso;
afirma ele no Salmo 51. VS 16,17.

Tu não tens prazer em sacrifícios, senão eu te daria, mas tu não se agradas de holocaustos, os sacrifícios agradáveis a Deus, são o espírito quebrantado e o coração compungido e contrito, a isto tu não desprezas, oh Senhor.

Na verdade o Senhor jamais olhou, ou olha para a oferta como alvo principal, Ele não tem falta de nada, Ele não precisa de nada, Ele é dono do ouro e da prata, Ele faz tudo o que quer, pois é Deus, Ele pode tudo, com exceção ao ato de adorar a si próprio, e para isso Ele fez o homem, para adorá-lo, então quando alguém vai ofertar ao Senhor, Ele olha é a qualidade do que oferta, como está o coração do cidadão, se há pureza, se há entrega verdadeira, se há sinceridade, se a pessoa está ofertando voluntariamente ou se espera algo em troca; então uma vez que houve aceitação de uma oferta, foi pelo fato de que o “ofertante” passou no “Raios-X” de Deus, de outra sorte se houve a rejeição de uma oferta, foi também pelo fato de que o “ofertante” não se encontrava em condições para ofertar!

Sejam essas condições morais, éticas, sentimentais ou quaisquer que sejam; há que se entender que tem coisas que ferem a Santidade de Deus, e que Deus é tão Santo que não pode nem olhar para o pecado.

Porém aquele que priorizar os mandamentos:

Amará o Senhor teu Deus de todo o coração de toda a tua alma e de todo o teu entendimento; e o próximo como a ti mesmo. Jamais terá a oferta rejeitada, pois a perfeição de coração molda-se na essência do Amor a Deus e ao próximo.

Hortaliças que nada, um coração imperfeito isso sim.

Na busca incessante de gerar os frutos do Espírito, livrando-me assim de qualquer condenação.

Um comentário:

  1. Paz irmão , primeiramente quero agradecer pela sua visita em meu blog , e parabenizar o seu blog , otimos artigos , com responsabilidade e embasamento biblico , que Deus abençõe sempre a vida do irmao , dando graça sempre , fica na paz , otimo estudo !!

    ResponderExcluir

Irmão (ã), mano (a), leitor (a)!!!

Traga uma palavra para nós, se fosse uma tribuna e um púlpito aposto que você traria!?

Se não tiver um blog, pode usar a sua conta do google, a mesma usada para acessar o orkut, até sua foto vai aparecer e ficaremos te conhecendo ok, no mais.
Nem sempre os posts aqui são de minha autoria e refletem a minha opinião, de qualquer forma pode e deve deixar a sua;

Comente a vontade, mas não a primeira coisa que vier à mente, seja corente faça primeiro uma análise imparcial do texto. Faça uma análise e não uma "asnálise*".

Dicionário Liberdade em Cristo:
O Asterisco*

Asnalisar = Provém de “Asnálise”, que acontece quando ao se deparar com um texto que é contrário a nossa opinião, se lê e asnaliza mal e porcamente, contextualizando a leitura sem exegese bíblica apurada e imediatamente apelando para versículos isolados e que somente afirmam o que pelo tal leitor já é conhecido como doutrina sendo um grande e exaustivo exemplo o:
Não se toca no “ungido de Deus” Então se faz uma “asnálise” uma análise com a mentalidade de um asno...

Boa análise! Ou asnálise? Você é quem sabe...

Ah mais uma coisa não mais publicarei comentários de anônimos, querendo que sua crítica (99% dos anônimos, criticam e sugerem)seja publicada, não se esconda atrás do anonimato,como já disse use sua conta do orkut (google), afinal quem não tem uma hoje em dia, mas caso não tenha, coloque seu nome e sobrenome, mas comente e faça este velho blogueiro feliz...